Páginas

O café da justiça



O julgamento do caso de pedofilia, o mais mediático da história civil do país, começou finalmente no tribunal lisboeta da Boa Hora. Que, por falta de condições para o elevado número de advogados, testemunhas e logística, acabou por ser pequeno para tanta gente e o julgamento foi adiado.
Há por aí montes de “inteligentes”, “opinadores”, e povo em geral a dizer que isto é uma vergonha que nem para julgar um caso destes há um tribunal decente. Pasme-se…
Eu não concordo nada, até porque Portugal continua a ser um país pacato onde o índice de criminalidade e de processos pendentes nem sequer é significativo. O sr. ministro até vai reduzir o numero de funcionários públicos…ora isto é significativo, de que afinal o ministro tem toda a razão. Porque é que se hão-de construir tribunais maiores se depois não vão ter gente para por lá dentro. Coitado do sr. ministro é um incompreendido. O que vale é que ainda há gente como eu que o compreende e á sua política inovadora e visionária.
Depois a sra. juiza que lidera o processo que herdou de um outro seu homólogo que ao que parece não tinha autoridade para o fazer, transferiu o julgamento para o tribunal de Monsanto. Mesmo assim toda agente disse mal também desse tribunal…eu acho que já é mesmo espírito crítico gratuito…então um tribunal que julgou casos tão importantes como o da Moderna onde depôs o actual ministro da defesa…como é que um tribunal tão recente poderia julgar este caso, se fosse antigo e vetusto como toda a gente começou a dizer por aí…que falta de imparcialidade a desta gente.
O que realmente aconteceu é que no dito tribunal, e segundo um dos advogados de um arguido, não havia sequer uma máquina de café. Está tudo explicado, pois claro, como é que oito arguidos, mais de oitocentas testemunhas, mais de duas dezenas de advogados e outros tantos assistentes poderiam ficar sem café durante o tempo que vai durar o julgamento?...estas coisas são demoradas coitados, tanta gente sem beber café durante todo o decorrer do julgamento. Parece impossível…não me admiro nada que isto fosse obra de alguém que quer ver o caso ainda mais adiado.
Levaram foi a máquina de café assim sem mais nem menos pela calada da noite…e ninguém me tira da ideia que foi alguém que conhece muito bem os cantos à casa…é que para uma nova máquina de café teria que ser feito um concurso público e esta gente toda não pode estar à espera de um concurso público para começar o julgamento. Ainda ouvi na televisão um sr. advogado dizer que a disposição desse tribunal era de filosofia fascista…já não há respeito.
Acho que desta vez é que tudo vai correr bem…os senhores advogados tem mais uma semana para beber cafezinho à hora certa e se prepararem para o julgamento que deve ser no tribunal de Santa Clara dentro de uma semana.
Já ouvi na rádio que um contigente policial está a caminho para guardar 24 horas por dia o bar do tribunal. Desta vez o ladrão das máquinas de café não levará a melhor e o país vai poder finalmente julgar os crimes de pedofilia do caso Casa Pia de Lisboa.
E eu estou muito orgulhoso do meu país porque a nossa capacidade de resposta é fantástica, e a rapidez e eficiência deveria servir de modelo aos nossos parceiros europeus.
E agora vou ali beber um cafezinho não vá a máquina desaparecer entretanto.

0 comentários: