Páginas

Ganzas mediáticas



Ivo Ferreira tornou-se sinónimo de ganza, mediatizado nos últimos dias depois da sua prisão no Dubai.
O amigo do Ivo depois de uma visita ao Egipto tinha encontrado no bolso do casaco, haxixe misturado com tabaco.
Há quem diga que a denuncia às autoridades do Dubai foi feita pela ex-namorada do amigo ( ai as mulheres são umas invejosas…é o que dá não a terem convidado a visitar a pirâmides).
Toda a gente sabe que no Egipto uma das tradições nacionais é a distribuição gratuita de souvenirs de erva meticulosamente colocada no bolso turista de quem visita o país. Até parece que as autoridades dos Emirato não sabem nem tem conhecimento desta prática secular. De resto toda a gente sabe do franchising jamaicano no Egipto…só os policias do Dubai é que são uns bimbos que nunca foram em turismo ao país de Ramsés

Mas falemos de coisas sérias.

O que é que os pais portugueses vão responder aos filhos, depois de verem no jornal televisivo, um português que foi preso num país do médio oriente, por ter fumado erva, e por estarem os diplomatas portugueses e restantes médias a fazer dele um mártir?

Então mas não é proibido fumar erva no Dubai?
Então mas os pais não me disseram sempre que fumar droga é um acto ilegal e não faz nada bem?
Então mas se é assim porque é que toda a gente está a defender o Ivo?
Afinal estiveram a mentir-me, porque se eu fumar e for preso, afinal não é nada grave.

Estas podiam muito bem ser algumas das muitas questões colocadas por adolescentes perante a noticia do pequeno ecran.
Acho bem que se traga o rapaz para Portugal mas que se lhe faça cumprir a pena cá.
Afinal se nada se disser nem esclarecer, um dia destes vamos ter toda a gente a ignorar a lei, por acharem que o perdão existe para todos os casos.
Os pais de adolescentes têm uma excelente oportunidade mediática para abordar o assunto e esgotarem diálogos a este propósito.

Claro que eu percebo o papel dos pais do Ivo que fazem o que quaisquer outros fariam…livrar o filho e trazê-lo para cá. Claro que os mecanismos consulares devem fazer o seu trabalho. Mas devem fazê-lo SEMPRE…quer seja uma figura mediática ou o comum trabalhador da construção civil que trabalha quase na clandestinidade noutro qualquer país. E o Dubai não é a Holanda…e quem brinca com o fogo queima-se ou faz xixi na cama.

Por posse de droga estão presos duas dezenas de portugueses em todo o mundo…e este número é apenas dos casos conhecidos pela diplomacia portuguesa. Outros tantos vão apodrecer numa qualquer cadeia doutro canto terceiro mundista.

Se virmos este caso de uma forma mais global, será que ao país que vai presidir o Concelho da Europa nos próximos dias interessa pedir o perdão de Dubai por um português que claramente infringiu a lei? E agora que tanto se fala no presidente português Europeu, será que a imagem de Portugal e da Europa sairia valorizada?
Cinco anos de prisão não são o fim do mundo e se calhar até serviam para evitar assim a banalização de casos como este nos nossos putos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Que tu eras careca e mal feito eu já sabia, agora que eras completamente parvo desconhecia.
Então achas NORMAL estar-se preso 5 anos por fumar um charro.
Tu não és uma pessoa, és um animal.

Manuel Lourenço

Anónimo disse...

Sr Manuel Lourenço leu o texto todo? Compreendeu-o?! Acho que não. Leia por favor e depois então comente.

Anónimo disse...

vá lá meninos já não basta as meninas andarem quase ao estalo, para agora serem vocês também, ai ai...vamos lá...mais organização nesta gaita!

Anónimo disse...

Será que agora existem 2 galos no galinheiro?

Anónimo disse...

Como é que se pode brincar com algo que mata?!
Entristece-me constatar que ainda há pessoas que não têm nem um pingo de consciência.

Anónimo disse...

E a mim entristece-me constatar que ainda existem pessoas mal informadas!... e cinzentas!

Anónimo disse...

Não faz sentido nenhum o que tu escreveste, caro/a Mica.
Os argumentos são muito, mas mesmo muito superficiais. Um tipo de 14, 15 anos, ressabiado, poderia escrever uma coisa dessas agora tu, que penso que terás mais do que isso...
Filipe

Mika disse...

Caro Manuel Lourenço, adorei o seu comentário...pela abordagem culturalmente rica, forma esclarecedora, fundamentada e objectiva e de uma riqueza de estilo invulgar. Adoraria voltar a lê-lo...se tiver um blog não hesite em publicitá-lo. O Sr. Manuel Lourenço deve ser uma pessoa muito viajada e conhecedora da realidade mundial. EU pessoalmente nunca viajei muito, fui duas vezes a Fátima, olhe fez agora 5 anos que lá fui em Maio,e duas excursões a badaloz para comprar aqueles caramelos divinos. O Sr. Manuel Lourenço deve conhecer o mundo, por isso se calhar troçou com a humilde e iletrada forma de me expressar. Depreendo pelas suas riquissimas palavras que Dubai é o unico pais do mundo em que se é preso por fumar um "cigarrinho personalizado", realmente sendo o único como me dá a entender,há que mudar de politica, pois claro, concordo consigo, assim sendo. E sabe sr. Manuel Lourenço? Nas suas viagens por esse mundo que deve conhecer tão bem, tenha cuidado quando conduzir por exemplo em Inglaterra, Japão ou África do Sul que acho que fica mais perto de onde está... olhe que eles, veja lá a estupidez, multam as pessoas por andarem fora de mão. Onde é que já se viu um país a multar e prender pessoas por andarem a conduzir do lado onde lhes ensinaram. Realmente senhor Manuel Lourenço isto não é normal...e os policias desses destinos não são pessoas são realmente animais.
Olhe sabe que mais? acho que o Sr. Manuel se deveria candidatar a alguma coisa...sei lá, ministro ou secretário de estado, porque o que é preciso são pessoas assim, viajadas e cheias de ideias inovadores que façam avançar o planeta azul.
Bem haja Sr. Manuel Lourenço
E um dia que venha até cá apite, pois terei muito gosto em lhe oferecer um suminho de banana e um pacotinho de amendoins.

Mika

Anónimo disse...

"...pessoas mal informadas!... e cinzentas"
Diz-me é viver quando deixas de saber até como te chamas? Maltratas até os teus próprios familiares sem tu próprio saber porquê? É VIVER?!
E quantos se suicidam ?!
Vais-me dizer "não são eles mas as vozes que eles ouvem e lhes dizem que salvam o mundo se se matam" ou então "este gajo ou gaja está maluco haxixe até nem torna o consumidor dependente " pois não e até podes ser consumidor ocasional sem que por isso altere a tua vida e a dos que te rodeiam mas mais são aqueles que se destruem e com eles a vida daqueles que os amam

Mika fizeste muito bem em responder a esse fulano embora ele mereça ser ignorado

Anónimo disse...

Pois ó sr.(a) anónimo(a) cinzento(a), definitivamente devemos estar a falar outra lingua mas por certo estamos no mesmo planeta, como é claro a toxicodependência existe, as dependências existem, o mau feitio, a falta de humor existem, o bipolarismo existe, todo o tipo e feitio de doenças mentais, tarados etc., todos nós ou passámos ou já vimos pessoas de quem gostavamos perderem-se por causa de dependências (que é do que se trata e que para mim TODAS ELAS DESDE QUE SEJAM DEPENDÊNCIAS SÃO NOCIVAS - ATENÇÃO D.E.P.E.N.D.E.N.C.I.A.S.), mas isso faz parte do livre arbitrio da vida e das opções que fazemos com ela, agora dizer que o haxixe mata convinhamos é absurdo, todavia e isto agora já não é consigo é com o autor da peça, independentemente dos nossos hábitos, devemos respeitar as normas que existem em certos paises independentemente de serem absurdas, corruptas and so on, e realmente a verdade verdadinha é que quem anda à chuva certamente vai se molhar!

Anónimo disse...

Bem....eu vou falar pó Sô Manel de forma a que ele entenda , pois até agora acho que ninguem entendeu o homem..ora vamos lá...
-Manuel que vida tão triste, como é triste a vida de Manuel..
Agora em Inglês:
-Manuelation que vidation tão tristation...como é tristation a vidation de Manuelation...
Agora em Francês:
-Manuelon que vidon tão triston...ai como é triston a vidon de Manuelon....
Agora em Russo:
Manuelovski que vidovski tão tristovski...como é tristovski a vidovski de Manuelovski...
Agora em Italiano:
Manuelini que putini de vidini...ai como é tristini a vidini de Manuelini...

Bom...penso que agora o Sô Manuel entendeu a mensagem (uma vez que é uma pessoa bem formada, viajada e tem por obrigação conhecer as diferentes linguas em que me exprimi)...mas....já agora ó Sô Manel...o Sr por acaso tem filhos???(GGGGGGrrrrrrrrrrr) ....decerto k não daí achar ANORMAL prender-se alguem 5 anos por fumar um charro..

Enfim...coisas de Manueis....